Entenda de que forma a IA ajuda a otimizar a cobrança em grandes empresas

Nova era digital contribui para resolver em poucos minutos operação que levaria horas.

A inteligência artificial (IA) está impulsionando a inovação e estratégias em vários campos, até mesmo nas empresas.

Por meio dessa tecnologia, as estratégias tornam o dia a dia mais eficaz, fazendo com que haja tomadas de decisões mais precisas. Apesar disso, a IA ainda é vista com receio em diversas atividades.

Para o diretor de serviços financeiros da C&A, Levi Fonseca, com a tecnologia, é possível evitar a migração de setores quando o cliente quer resolver algum problema.

“O público quer ter sua questão resolvida em uma conversa só, de uma maneira direta. Gostamos de ter uma interação assertiva com o comprador e a IA contribui para isso”, afirma.

Por meio dessa nova era digital, operações que antes demorariam horas para serem finalizadas, agora, são resolvidas em questão de minutos.

“O nível de aderência a essa nova tecnologia foi fácil, já que o cliente quer sua vida mais agilizada e a IA proporciona isso”, afirma Fonseca.

Além disso, a efetividade com a IA nas cobranças teve um salto de 50% para 70% para pessoas com até 60 dias de atraso no pagamento, revela o CEO da Fintalk, Luiz Lobo.

“Atualmente, toda a cobrança para pessoas com até 120 dias de atraso já é digital”, afirma.

Com a IA, também é possível perceber que o algoritmo é alimentado por vários sotaques, gírias e regionalismos para entender por voz qualquer interlocutor do país.

“Quando a tecnologia entende melhor quem fala, ela é mais humanizada. Também, a ferramenta tenta entender a situação do cliente para sugerir propostas factíveis”, diz o especialista.

Com informações da Forbes

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